Seguidores

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Tráfico de Animais

Emanuelle Monteiro Julião
manukinha_009@hotmail.com
* aluna do primeiro período de zootecnia

Apesar de tantos avanços na medicina,urbanização e progresso tecnológicos que o mundo como um todo vem passando,é deixado um pouco de lado um problema sério que atinge não só a diversidade dos animais, mais também a interação com o meio ambiente e a perpetuação das espécies. É o chamado Tráfico de animais.
Considerado no Brasil Crime ambiental conforme a legislação em vigor, o comércio desses animais vivos ou mortos, inteiros ou de certos órgãos envolve a maior parte do seu tempo na caça selvagem, e, muitas vezes provoca uma diminuição da população a um limite critico em que a sobrevivência da espécie está ameaçada. O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes devido a sua imensa diversidade de peixes,aves,insetos,mamíferos,répteis,anfíbios e outros.As condições de transporte onde esses animais ficam são péssimas,e muitos morrem antes de chegar ao seu destino final.Os filhotes são retirados das matas,atravessam as fronteiras escondidos nas bagagens de contrabandistas para serem vendidos como mercadoria.
Os animais são traficados para pet shops, colecionadores particulares (eles priorizam espécies raras e ameaçadas de extinção) e para fins científicos (como sapos, cobras e aranhas). Todos os anos mais de 38 milhões de animais selvagens são retirados ilegalmente de seu habitat natural no país,sendo aproximadamente 40% exportados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário