Seguidores

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A “arte” de ser Zootecnista


Por: anapaula.lima@ymail.com
Zootecnia por definição trata – se da ciência que estuda os animais úteis ao homem, buscando produção e produtividade, com base em conceitos de sustentabilidade social, econômica e ambiental.
No Brasil, o grande incentivador da Zootecnia foi Otávio Domingues, professor da Escola Superior de Agricultura, de Piracicaba e autor do livro “Introdução à Zootecnia”. A profissão foi regulamentada em 4 de Dezembro de 1968 pela Lei Federal 5.550, podendo o profissional atuar em muitas áreas da produção animal, como avicultura (frangos, galinhas, perus, codornas), bovinocultura de corte e de leite, suinocultura, caprino e ovinocultura (corte, leite, lã), aquicultura (piscicultura, ranicultura, carcinocultura), animais silvestres diversos, animais de companhia, dentre outros.
O zootecnista tem por responsabilidade o estudo do controle da reprodução, aprimoramento genético e nutrição de animais criados para fins comerciais, que visam a aumentar a produção e melhorar a qualidade dos produtos de origem animal. Trabalham como administradores rurais e planejadores de fazendas e instalações rurais. Realizando experiências com alimentação e pesquisando formas de prevenir e combater doenças e parasitas e de garantir as condições de higiene, para melhorar a saúde dos rebanhos e a qualidade dos produtos derivados.

Fonte: Google,
Introdução à Zootecnia – Autor: Otávio Domingues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário