Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ovos Orgânicos

Maria Socorro de Lima*
soslima1@hotmail.com
Estudante do 1º período de zootecnia da UFRPE


           Pensando no bem-estar animal, foi desenvolvido o sistema de produção de ovo orgânico que consiste em métodos para o bom desempenho na produção de ovos, eliminando algumas práticas que de certa forma agridem o animal como exemplo, a debicagem – corte na ponta do bico da ave para evitar o canibalismo e reduzir o desperdício de ração, em conseqüência provoca dores ao animal. Outra prática é a muda forçada – retira o alimento da ave por um determinado tempo, para se obter um novo ciclo de produção de ovos.  O grande desafio é reduzir o alto custo desse sistema visto que, os insumos necessários têm direcionado o produtor a seguir o método tradicional. São desde a alimentação que provêm de ingredientes orgânicos, como também é necessário a criação das aves em espaços maiores e livres para pastagens. Pois no sistema tradicional, as aves ficam confinadas em gaiolas de espaço extremamente reduzido e suspensas. As aves dificilmente tomam sol, ficando impossibilitadas de,  durante seu ciclo de vida, terem o mínimo de condições necessárias para um bom desenvolvimento. 
          Existe a opção de se produzir o ovo caipira que embora utilize a prática de  debicagem, favorece a ave no que diz respeito a um espaço adequado e utiliza produtos naturais em sua ração como exemplo, o urucum e a páprica. Para a indústria que necessita atender a demanda, ainda se faz necessário a utilização do método tradicional
pois uma granja comporta cerca de 200 mil aves, em relação ao sistema caipira que tem 6mil, e ao orgânico com  3 mil em média. Porém já existem países que não concordam com tais métodos, a União Européia a partir de 2012 proibirá o uso das gaiolas.
          Vários aspectos podem mudar esse contexto, dentre eles é informar ao consumidor como funciona todo processo de produção, para que ele possa optar por um ovo de melhor qualidade e menor agressão ao animal. Vale salientar que essa opção reflete diretamente poder econômico do consumidor que, mesmo não concordando com as práticas tradicionais tenha que consumir um ovo de menor custo. Outro ponto seria o incentivo aos produtores de forma a baixar os custos da produção de ovos caipira e orgânicos que mesmo tendo um produto mais caro seja competitivo em relação ao outro. 

Bibliografia: ARAUJO,L.F. CAFÉ, M.B. JUNQUEIRA, O. M. ARAUJO, C.S.S et. al. 1999. Efeitos de diferentes tipos de debicagem sobre o desempenho de poedeiras comerciais.

Um comentário:

  1. Socorro, faltou colocar um link no e-mail.
    Veja a possibilidade de subdividir o primeiro parágrafo.

    ResponderExcluir