Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A Importância da agroindústria nos diversos setores de produção

Tarlan Milanês*
tarlan18milanes@hotmail.com
* estudante de zootecnia no 1º período na UFRPE

A agroindústria brasileira tem uma trajetória longa e crescente de relação com o comércio internacional
a competição no mercado externo foi um dos determinantes do diferencial de competitividade da agroindústria nacional; tem seus desdobramentos crescentes sobre a componente industrial da agroindústria, tanto na área de insumos quanto de alimentos industrialiozados, as transformações da agorindústria permitiram, a queda dos preços da alimentação, aumentando o poder de compra da população, e determinaram a diferenciação de produtos, alterando o padrão de consumo nacional.
Dito de outra forma, a combinação de ganhos de produtividade e abertura da economia permitiu uma mudança de padrão de consumo doméstico e garantiu mercado interno, ao mesmo tempo , que incentivou
o crescimento do mercado esterno.
outro vetor de sucesso na agroindústria foi desenvolver pesquisa adequada e conseguir mater um estoque de capital, relativamente atualizado, ao longo de seu desenvolvimento.
além da exposição internacional em momento e intensidade distintose do desencolvimento tecnológico.
A agroindústria por ter uma exposição estruturada junto ao mercado externo, é detentora de um hedge natural, derivado de suas exportações crescentes. Isto disponibiliza ao setor um canal de financiamento em moeda forte.
Então no que diz respeito a produção de alimentos e criação de animais a agoindústriaentra facilitando ou abrindo as porteiras do mercado dando condições aos produtores de melhorar e vender suas produções, formando uma cadeia onde o pricipal membro (digamos assim) é a agroindústria.

Um comentário: