Seguidores

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A saúde das abelhas

Tays Lopes

tays_lopes@hotmail.com

*Estudante do 1° período de Zootecnia na UFRPE


A população de abelhas desempenha um papel muito importante tanto na polinização, como na produção de mel e de outros produtos apícolas.

É importante proteger a saúde das abelhas de forma proativa, tendo em conta as especificidades da apicultura, os diferentes intervenientes envolvidos e os princípios de proporcionalidade e da subsidiariedade.

Na década passada, o setor da apicultura foi afetado por diversos problemas de saúde em diferentes países do mundo inteiro. Sua causa ainda não especificada.

A saúde das abelhas está ligada a muitos fatores de várias naturezas; disponibilidade de tratamentos adequados; espécies invasivas; e mudanças ambientais. Outro fator a considerar é a utilização de pesticidas na agricultura.

Os problemas do setor da apicultura e a diminuição dos efetivos apícolas na Europa e no resto do mundo são complexos e diversos e suscitaram várias preocupações, entre elas a falta de medicamentos adequados para tratar as doenças das abelhas.

Até agora não foi estabelecido qualquer nexo de casualidade direto entre o aumento da mortalidade das abelhas e substâncias ou agentes específicos, não sendo ainda claro o que deve ser feito para combater eficazmente esse aumento de mortalidade.

Conclui-se que é importante ter estudos mais aprofundados, pesquisas que tragam uma melhoria no modo de criação de abelhas, para que assim, seus benefícios sejam aproveitados de forma muito mais compensatória.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ec.europa.eu/food/animal/.../honeybee_health_communication_pt.pdf (ABELHAS)

www.saudeanimal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário