Seguidores

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Desenvolvimento de produtos de origem animal visando diminuir a reação alérgica.

Gustavo Campos
Jéssica Lages
Lillian Brito (lb.lins@hotmail.com)
Selma

* Estudantes de Zootecnia, 1º Período, UFRPE

A alergia alimentar é uma forma de defesa do sistema imunológico que reage a alguns alimentos causando manifestações diversas .
Isso acontece com a liberação de histamina e outras substâncias na circulação. Portanto, alergia pode ser definida como uma reação anormal do nosso sistema imunológico ao que ele considera como um alérgeno, bem diferente da intolerância que é a capacidade do nosso organismo de absorver e metabolizar uma substância, sem a ação do sistema imunitário.
Um exemplo clássico é o leite de vaca: pode-se ser alérgico a ele, especialmente, ou pode-se ser intolerante, ou seja, não ter a enzima que permite desdobrar em hidrato de carbono concreto, a lactose.
Atualmente estima-se, segundo o IBGE, que 6% das crianças tenham alergia a algum alimento, ou seja, há cerca de 33 milhões de crianças (até 9 anos de idade). Se cerca de 6% tem alguma alergia alimentar significa que 1,980 milhão possa ter alguma alergia aos subprodutos do leite ou outros alimentos.
Nesse sentido, investigar formas alternativas do uso do leite, sabendo-se da existência desse percentual elevado de alérgicos que não podem fazer uso da referida proteína ou que a usam com restrição é muito importante para auxiliar na detecção dos sintomas e posterior diagnóstico prognóstico. Propor laticínios modificados para atender esse público.

*Proteínas envolvidas: caseínas, alfa-lactoalbumina, beta-lactoalbumina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário