Seguidores

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Manejo Sanitário – Cães Abandonados no Campus da UFRPE

Cynthia Soares Ribeiro*

cynthiapopy@hotmail.com

*Estudante do 1º Período de Zootecnia – UFRPE


Para se viver bem, qualquer indivíduo necessita de condições básicas de saúde, alimentação, abrigo, entre outros. São essas condições que garantirão um bom desenvolvimento e crescimento. Não é diferente com os animais!

Atualmente, temos um quadro bastante extenso de cães abandonados no campus-sede da UFRPE. São indivíduos que não têm o que comer, onde dormir ou cuidados veterinários. Estão doentes, desnutridos, vivendo de restos que algum aluno ou funcionário da instituição possa deixar “dando sopa”.

Embora o campus tenha uma área imensa, não foi projetado para abrigar animais. Assim, as pessoas que, supostamente, deveriam ocupar tal espaço, veem-se obrigadas a conviver com as excretas desses animais; com o mau cheiro causado pela falta de asseio; com as pragas parasitas que habitam os corpos desses animais... Quer dizer, é uma situação bastante desconfortável.

Alguns alunos do 1º período do curso de Zootecnia desta instituição estão elaborando um projeto que visa minimizar os pontos críticos do ambiente em que vivem estes animais. Um desses pontos é, sem dúvidas, o controle sanitário. Garantir um ambiente limpo, livre dos parasitas, tendo suas enfermidades tratadas para que não infeccionem e um lugar apropriado para suas excretas é um dos focos do projeto.

Se isso puder ser realizado e não apenas idealizado, o espaço destinado às pessoas voltará a lhes pertencer; os animais terão um espaço só para si. Além de muito mais confortáveis, ficarão também seguros, visto que nem todos aqueles que frequentam uma Universidade essencialmente agrária gostam de animais e se utilizam desse subterfúgio para maltratá-los.


Nenhum comentário:

Postar um comentário