Seguidores

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Hidroponia

Tays Lopes

tays_lopes@hotmail.com

*Aluna do 1º período de zootecnia - UFRPE


Hidroponia é o cultivo de plantas com solução nutritiva, na ausência ou na presença de substratos naturais ou artificiais (Fagioli, 2006). Essa técnica tem despertado interesse crescente, devido ao grande desafio de aumentar a produção de alimentos e fibras, explorando a mesma área de solo, recursos hídricos e condições climáticas, sem resultar em impactos ambientais. Além disso, de maneira geral, a hidroponia é tecnologia acessível economicamente acessível e lucrativa.

Recentemente, a técnica hidropônica foi adaptada para a produção de volumoso de milho, para servir de alimento a bovinos, na época da seca, com custo de produção mais baixo do que o de pastagens convencionais e alto valor nutritivo, principalmente em proteínas, devido à fase em que as plantas são colhidas e disponibilizadas para a alimentação dos animais.

Para forragens hidropônicas, geralmente são utilizadas plantas de crescimento acelerado, com ciclo curto de produção e elevado rendimento de fitomassa, possuindo pouco conteúdo de fibras, alto teor proteico, boa digestibilidade, com grande quantidade de aminoácidos livres, que são facilmente aproveitados pelos animais. Em vários países, inclusive no Brasil, principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, as produções de forragem em hidroponia vêm sendo utilizadas para suplementação da dieta animal. É destinada para alimentação de vacas leiteiras, cavalos, ovinos, caprinos, coelhos, aves e outras espécies. Des acordo com Henriques (2000), a forragem hidropônica apresenta excelentes características de composição bromatológica. Assim, o seus usos na alimentação animal pode proporcionar bons resultados para a produção de leite e carne.

A forragem hidropônica é resultado de um processo de germinação de sementes de cereais (cevada, milho, trigo, aveia e outras espécies), que se desenvolvem n o período de 10 a 15 dias, captando energia do sol e assimilando os minerais contidos em uma solução nutritiva. Essa forragem possui excelente qualidade, quando administrada aos rebanhos em sua totalidade (sementes, caules, folhas, raiz e substrato). Geralmente, constitui dieta completa de carboidratos, açucares, proteínas, minerais e vitaminas. Seu aspecto, sabor, cor e textura conferem grande palatabilidade aumentando a assimilação de outros alimentos.

O método hidropônico consiste em uma fonte alternativa que possibilita ao produtor, de forma prática, e econômica, o cultivo de gramíneas e/ou leguminosas para obtenção de forragem o ano todo.


wikipedia.org/wiki/Hidroponia

www.labhidro.cca.ufsc.b

www.hydor.eng.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário