Seguidores

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ABANDONO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS

Ana Jessika Santos*

jessika_sicka@hotmail.com

Estudante do 1º Período de zootecnia - UFRPE

O abandono de animais, em especial os animais domésticos como cães e gatos, é um problema que afeta cada vez mais, os grandes centros urbanos ao redor do mundo. Embora seja crime, centenas de cães e gatos são maltratados e deixados à própria sorte por seus donos.

O alto índice de animais errantes pela cidade se dá devido à falta de orientação sobre a posse responsável, doenças e a própria insensibilidade do ser humano, perante os seres vivos considerados irracionais. Infelizmente, nem todas as pessoas possuem consciência da grande responsabilidade de cuidar de um animal e acabam abandonando-os nas ruas, avenidas, ou lugares com más condições de sobrevivência e sem nenhuma proteção.

É muito comum ver pessoas movidas por impulso, adquirirem um animal de estimação, na maioria das vezes ainda filhote, ou porque estão solitárias, ou porque o bichinho é bonitinho, ou porque as crianças pediram, mas depois, no primeiro problema que surge, não fazem a menor cerimônia em descartar o animal.

Segundo estimativa das entidades protetoras dos animais, existe hoje no País cerca de 25 milhões de cães e 11 milhões de gatos abandonados, e a tendência é que esse quadro fique cada vez mais caótico, pois enquanto uma mulher é capaz de gerar um único filho por ano, uma cadela gera 15 cães e uma gata, 45 filhotes.

Preocupadas com o crescimento da população de rua desses animais, muitas entidades protetoras dos animais lançam campanhas de esterilização em massa, especialmente daqueles que já se encontram nas ruas e dos que pertencem a pessoas de baixa renda, cuja prole tem grandes probabilidades de tornar-se animal de rua. Ao lado da esterilização gratuita, o poder público, em associação com as entidades de proteção dos animais, deve promover campanhas de cons cientização contra o abandono de animais, bem assim como de incentivo à adoção de animais de rua.

O respeito aos direitos dos animais deve ser encarado como uma atitude ética e moral por parte dos humanos, pois somente assim conseguiremos controlar o grande problema que é o abandono de animais domésticos.


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abandono_de_animais

http://www.diariodamanha.com/noticias.asp?ID=17278

http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/26806-26808-1-PB.html

http://www.uraonline.com.br/colunas/mundoanimal/abandono-animais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário