Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Genética Animal

Beatriz Corrêa*
* estudante do 1° período de zootecnia da UFRPE.             
Ao procurar a área de estudo em que há uma identificação com os objetivos que se põe em evidência neste momento, a genética animal se apresenta como a linha de estudo que possui a maior diversidade. Podendo ser trabalhada com os ruminantes e não ruminantes, pois tem como objetivo principal a utilização da variação genética entre os indivíduos, para aumentar qualitativa e quantitativamente a produção dos animais domésticos.
Fundamentalmente, a melhoria genética se processa com base na escolha correta daqueles que participam, ou melhor, daqueles aos quais é dada a possibilidade de participar, do processo de constituição da geração seguinte. Isso vale para a escolha dos indivíduos que produzirão filhos, ou mesmo, para escolha de raças. O melhoramento é considerado importante por representar resultados de longo prazo. É fundamental ter consciência de que o momento, apesar de ser propício para se fazer modificações no setor, existe o problema  de que qualquer falha pode ser extremamente maléfica em relação a novas tecnologias. É importante ressaltar que os erros na tomada de decisão serão penalizados, ficando o lucro muito reduzido ou mesmo nulo.
Um programa de melhoramento genético, para que haja sucesso, deve estar baseado em metas muito bem definidas, coerentes com o mercado vigente e condimentes com o ambiente. O objetivo de um programa em melhoramento genético é a combinação de características presentes no animal, a qual se procura melhorar. Portanto, essa mudança deve ocorrer para que possa suprir o mercado, atendendo a demanda do mundo capitalista. Só assim haverá retorno para tal investimento. Depois de definido o objetivo principal do programa de melhoramento, deve-se adotar um critério de seleção - característica a ser medida, a partir de qual será feita a escolha do indivíduo. Esse critério de seleção pode ser a combinação de várias características, resultando, assim, num índice final de seleção.
Para traçar as metas de um programa de melhoramento genético é necessário estar ciente das exigências do mercado consumidor, para que haja uma procura imediata ao que se irá produzir.

Um comentário:

  1. Referencias bibliográficas:

    http://www.criareplantar.com.br/pecuaria/lerTexto.php?categoria=27&id=685
    http://www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/doc75/01introducao.html

    ResponderExcluir